sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Já chega...












Já chega

Vamos começar do zero, Tomás.

A nossa casa brilha como uma estrela num céu negro, vazio

À nossa volta já não há ninguém

Somos só nós,

Eu e tu, Tomás.

Abraço a tua fotografia na noite escura

Onde só o nosso lar brilha

E choro

Mas não deixo as lágrimas cair

Para que essa pequena chama não se apague.

Tomás

Fui ontem ver-te

O teu corpo transmudado em flores

Sorria-me, viçoso

E acariciei os teus lábios

Ao tocar ao de leve nas pétalas daquela flor.

A minha única âncora

A este sítio

Onde apenas a nossa casa brilha

É curiosamente aquilo que me faz voar

E desprender o meu pensamento daqui:

O sonho.

Sim,

Só o sonho me mantém presa à terra.

Um dia

Quando o sol corroer de vez a cor da tua fotografia

Tão linda

Tão muda

Tão ausente

Então a luz da nossa casa

Tremeluzindo

Apagar-se-á.

Nesta terra de almas penadas

Não se verá vivalma.

Depois, não sei o que acontece;

Mas a minha fé diz-me que nos reencontraremos

E abraço o teu corpo morno

As flores morrem

E desprendem-se da tua pele macia

E tu renasces-me nos braços

Há muitas estrelas a brilhar

Recomeçamos a vida do zero

E a morte,

Enfadada com a nossa vivacidade

Vai adormecer,

E nada entre nós vai voltar a morrer.


Mas a tua fotografia continua garrida

E aperto-a contra o peito

Na esperança de que renasças do chão,
Como um rebento do meu amor.

A outra vida que deus promete

Fica longe

E foi nesta que os nossos passos deixaram rasto

E sou demasiado fraca para abandonar as memórias

Que são aquilo de que me alimento.



4 de Fevereiro de 2004

1 comentário:

Anónimo disse...

é bonito.. mais uma vez.. as palavras não são mudas, são belas... não sei se passaste por uma perda deste género, espero que não e que nunca o venhas a sofrer.. mas tendo vivido essa perda ou não, a imagem da fotografia de cores garridas que mantém o passado presente... não é só poética e bela, é real..

agarramo-nos às fotos, aos objectos, ao que podemos tocar e perceber como real, para que não deixemos de acreditar que o passado aconteceu, para não pensarmos que foi um sonho.. é bom relembrar, e pensando bem.. tudo é passado, à medida que escrevo já escrevi... o presente é uma invenção.. e por mais que digam que não é saudável viver no passado, só o passado é real, o futuro não foi vivido, o presente é mito.. lol

não sei se tem muito a ver com o que pensaste ao escrever.. de qualquer modo, cada vez percebo mais as aulas de escrita criativa.. o autor escreve e a arte do autor está em permitir ao leitor encontrar sentidos, emoções..

para mim fez sentido, despertou emoções.. por isso, a meu ver.. missão cumprida :)

bjs** **