quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Solidão

Solidão.
A solidão é o que nos acompanha em todos os momentos da nossa vida… Quer estejamos sós ou entre amigos. Nunca somos capazes de sentir o que os outros sentem, por mais que os toquemos ou os beijemos, por mais que os amemos, nunca são uma parte de nós, nunca vemos o mundo com os seus olhos nem tocamos na vida com os seus dedos.
“Nunca julgue seu vizinho até andar duas luas nos mocassins dele” – Provérbio Cheyenne. No entanto, por mais que andemos com os mocassins do vizinho, nunca saberemos o que ele sente ao pisar o mundo: provavelmente não calçamos o mesmo número, se calhar temos calos ou ele pode ter os pés inchados. Talvez a sabedoria dos índios tenha falhado neste aspecto.

Irremediavelmente e aterradoramente sós – por mais que usemos mocassins emprestados – esta é a condição humana.

2 comentários:

Anónimo disse...

tava para comentar as "solidões" em conjunto.. mas depois li e vi que são diferentes :)

a sabedoria índia, por mais bonita e romântica que seja, também tem falhas como os nossos provérbios também têm (é "à terceira que é de vez", ou "não há duas sem 3"?? loooool )

provérbios e sabedorias aparte.. a solidão olhada como não o simples estar e sentir-se só, mas também como o não conseguir sentir quem nos rodeia, não conseguir ver como o outro É.. muito bem apanhado..

bjinhos**

Lua disse...

Você escreve muito bem..
Tenho grande amor por quem escreve sobre a solidão, pois essa é a condição do ser humano. Por mais que nos encontremos rodeados de pessoas, estamos sempre sozinho, vagagando em pensamentos abstratos e delirantes.
Parabéns.